30 de jun. de 2014

// // Leave a Comment

como vencer timidez: 8 super passos !




Neste artigo irei falar sobre como vencer timidez pois tenho visto muitos homens reclamando do fato de serem tímidos e por causa disto não abordam lindas mulheres.



Então vamos lá aprender a como vencer timidez.



Algo importante que tenho percebido participando de grupos no facebook sobre a temática timidez é que muitos membros se fazem de vítimas como se fossem pessoas doentes.



Saiba que a timidez clinicamente não é considerada “doença” e eu me certifiquei disto pois já ouvi isto de duas psicólogas e terapeutas muito conceituados.




Meu amigo leitor saiba que eu fui tímido por muito tempo e sei bem o que você passa e creio que este artigo irá te ajudar se você realmente quer mudar pois se você não quiser nenhum tratamento vai ser eficiente.



O grande fato é que não existe formula mágica de como vencer a timidez mas quando você tem um desejo e quer de fato mudar de vida o milagre acontece e abaixo eu irei revelar 8 passos para resolver seu problema de timidez que eu segui e tive resultados.




Passo 1#-Conheça as raízes de sua timidez

como vencer timidez na paquera


Conhecer bem o que causa sua timidez vai ajudá-lo a superar seus temores e se adequar a situação além de ajuda-lo a resolver o problema.



No meu caso eu me sentia tímido em interações sociais principalmente se tinha alguma gatinha no ambiente e que estivesse interessada em mim mas eu sabia qual era a raiz da minha timidez e no caso era pelo fato deu ter sido criado preso e não ter me relacionado na infância muito com outras crianças.



Entenda que a timidez nada mais é que um “medo” em que a pessoa adota uma atitude de se fechar ao invés de enfrentar a situação.



Para vencer a timidez você terá que assim como eu fiz identificar o que causa sua timidez e enfrentar o medo ligado a situação e interpreta-lo e saber o real significado que pode ser baixa auto-estima ou preocupar-se demais com o que os outros pensam.




Passo 2#-Descubra seus pontos fortes



como vencer a timidez social



Algo que noto muito é que pessoas tímidas sempre focam seus pontos fracos ao invés dos fortes.

Saber seus pontos fortes o fará ver que você é um ser humano que possui talentos assim como qualquer pessoa.

Valorizar-se e focar em si mesmo é a chave para vencer a timidez o problema é que o tímido foca muito nos outros e no que estão pensando dele .


Aprenda que o que pensam de você “não importa”.





Então sempre que se colocar para baixo lembre-se de seus pontos fortes!







Passo 3#-Descubra as ancoras emocionais que causam sua timidez.




O conceito de ancoras emocionais é muito apregoado na Pnl e entender quais são as ancoras emocionais que o fazem se sentir tímido é importante para vencer a timidez.




Ancora emocional é qualquer situação ou ação que desperte um sentimento já sentido como alegria ou tristeza.



A música é um exemplo de ancora emocional, se for uma música alegre ficamos alegres e nos lembramos de momentos assim já se for triste nos lembramos de situações ruins.



Você fica tímido ao falar em público?
Você fica tímido quando está com parentes e amigos?
Você fica tímido somente quando está perto de pessoas importantes?



As situações que listei podem ser ancoras emocionais de sua timidez pois trazem à tona sentimentos negativos que ficam guardados em seu subconsciente e sempre que se deparar com estas mesmas situações a timidez voltara pois o sentimento de dor será despertado.



Saiba que somos animais biologicamente desenvolvidos para sobreviver e o medo é uma forma de garantir nossa sobrevivência e por isso assim como os animais diante de situações que nossa mente interprete como perigo ou vamos fugir, agir ou ficamos paralisados de medo



O segredo é reverter o processo e questionar suas crenças limitantes e criar ancoras emocionais de poder para ensinar a sua mente que a situação não representa nenhum perigo de morte para você ficar tão travado e com medo.



Você pode lembrar-se de uma música que o faça sentir poderoso ou questionar e trocar seus pensamentos de negativos para positivo.



Enfim procure descobrir quais ancorais emocionais o fazem sentir mal e crie ancoras de poder para usar como armas contra suas crenças limitantes pois assim você vai enfrentar a situação ao invés de fugir.






Passo 4#-Crie uma lista de situações que você fica tímido para superar cada situação.


como vencer timidez ao abordar mulher




Se você seguiu o passo anterior já deve saber as situações que despertam sensações ruins em você e o que quero que faça é que escreva num papel “todas” estas situações.

Exemplo:

1-Eu fico tímido ao abordar mulheres
2-Sempre que tenho que falar em público eu travo




Assim que você escrever cada situação eu quero que tire um tempo para pensar como você pode superar e vencer a timidez em cada situação.




Uma boa solução pode ser procurar algum terapeuta,comprar livros sobre timidez.



Escrever seus problemas é uma ótima forma de usar sua mente para buscar soluções pois ajuda a você ter foco.



Na verdade você estará fazendo um brainstorm focando em descobrir soluções ao invés de focar no problema.







Passo 5#-Use a visualização criativa e várias ferramentas terapêuticas.


como vencer a timidez e a insegurança






Agora que você listou as situações que fica tímido eu quero que use uma ferramenta que usei muito que é a visualização criativa que é nada mais do que imaginar aquilo que se quer alcançar que no seu caso é vencer a timidez.



Então imagine-se na situação que lhe causa dor, pode ser abordar uma mulher ou conversar com pessoas estranhas na rua e imagine tudo ocorrendo bem e você rindo e interagindo como uma pessoa saudável e sem trauma nenhum.



Além da visualização criativa você pode usar outras ferramentas como autoafirmações, técnicas de EFT (técnicas de libertação emocional) ou auto hipnose.



Enfim use tudo que for preciso pois numa guerra você tem que ir com tudo pra cima de seu inimigo que no caso é o excesso de timidez.



No meu caso eu comprei muitos cursos, fiz terapia enfim usei dezenas de ferramentas das quais listei acima.






Passo 6#-Trabalhe sua linguagem corporal




 como vencer timidez extrema




Nosso corpo reflete nossos pensamentos e sentimentos e o que mais vejo são pessoas tímidas andarem curvadas e evitando contato visual e eu fazia muito isso.



Saiba que você deve adotar uma linguagem corporal adequada afim de bloquear sua timidez pois algumas posturas podem servir de ancoras emocionais para você se sentir mais inseguro como cruzar os braços e ficar parado num canto.


Procure ficar com os braços soltos e “jamais” cruze os braços e procure sempre ocupar espaço ao sentar e não se isolar.



O melhor modo de causar uma boa primeira impressão é sorrir e principalmente olhar as pessoas nos olhos pois se você desvia passara que é uma pessoa insegura e antipática.






Passo 7#-Aprenda a impor-se



como vencer a timidez na escola





Algo que percebo muito e que sempre sofria por causa disto é que eu não sabia dizer “não” e me impor então sempre me faziam de bobo ou deixava de fazer o que eu queria.



O que fiz na época foi procurar ajuda de uma psicologa muito gente boa que me ensinou a me impor e me lembro até hoje as palavras dela:



“John na vida nós temos que se impor ou sempre vão pisar na gente, por isso imponha-se mais e aprenda a dizer não pois o não as vezes te salva de muitas coisas ruins”.



Saber se impor é a melhor forma de vencer a sua timidez principalmente diante das outras pessoas e contra suas crenças limitantes.



Aprenda a questionar suas crenças limitantes que o põem para baixo e a dizer não para as pessoas.



Caso queira fazer algo vá lá e faça e ligue o foda-se para a opinião alheia pois fazendo assim nunca mais você vai se intimidar por causa dos outros.



OBS: Um dos segredos chaves para acabar com a  timidez que aprendi é impor-se mais para fazer o que quiser e ligar o foda-se para o que pensam de você.Se fizer isso 80% de sua timidez desaparecerá.









Passo 8#-Saia de sua zona de conforto



como sair da zona de conforto





Este passo é o mais importante para você que procura como vencer timidez pois se você não forçar-se a sair de casa e encarar as situações que lhe põem medo nada vai funcionar.



Saiba que a única maneira de vencer o medo é enfrenta-lo então sugiro que vá aos poucos encarando cada situação que você fica mais tímido.



Exemplo:


Se você tem medo de abordar mulheres procure conversar com uma todos os dias, entre numa loja e converse com a vendedora pois raramente ela vai te rejeitar (fiz muito isso rs).

Quando estiver no Ônibus converse com o trocador(a) e com a pessoa que está ao seu lado é só falar sobre algo situacional como o transito.

Caso seu medo seja de falar com estranhos então procure ir para um shopping center lotado e cumprimente cada pessoa que ver



O que quero que você aprenda é que deve procurar sair do seu mundinho aos poucos e ir enfrentando as situações que você tem dificuldades pois só se vence o medo enfrentando ele.





Enfim espero que este artigo tenha solucionado sua dúvida de como vencer timidez e acredito que você aprendeu que se não agir a situação não vai ser resolvida.





Então se for o caso procure um apoio psicológico e existem milhares de terapeutas e terapias. No meu caso eu tive mas resultados me tratando com PNL e hipnose além da EFT mas cada caso é um caso.




Peço sua ajuda para este blog crescer e se gostou deste artigo compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário abaixo.




Até mais
_______________________________________________
Licença da foto:Photo Credit: unknowndomain via Compfight cc

0 comentários :

Postar um comentário